Sistema para Artes Marciais

Artes Marciais Históricas Européias: você conhece?

5 de março de 2020 por Andre Traichel - Lutas

Crédito: Snapping Dragon, 2017.

Quando falamos em Artes Marciais, todo o nosso imaginário se dirige ao Oriente. Quem cresceu nas décadas de 70 e 80 terá lembranças de filmes do Bruce Lee, Karate Kid e os – muitas vezes questionáveis – filmes de ninja.

Mas existe uma rica tradição de lutas na Europa. Afinal, são séculos de guerras entre nações, povos e muitas invasões. Então, onde estão estas técnicas? Quem ainda treina?

Diferente das tradições orientais, onde os ensinamentos são passados de professor para aluno, na Europa esta cadeia foi rompida. Com a adesão cada vez maior das armas de fogo, o combate corpo-a-corpo ou com espadas tornou-se cada vez mais um esporte, como o Boxe e a Esgrima olímpica, do que uma arte de guerra.

Então, como estão reerguendo as Artes Marciais Históricas Européias?

Tratados e manuais

No entanto, muitos manuais de combate sobreviveram aos séculos e hoje são motivos de estudo de entusiastas, que procuram reviver as técnicas que foram esquecidas. Um exemplo é o Il Fior di Battaglia, manual italiano de 1410 que mostra desde o combate desarmado às justas com lanças.

Artes Marciais Históricas Européias
Combat with Lance; Fiore Furlan dei Liberi da Premariacco, Italian, about 1340/1350 – before 1450; about 1410; Tempera colors, gold leaf, silver leaf, and ink on parchment; Leaf: 27.9 x 20.6 cm (11 x 8 1/8 in.); 83.MR.183.40

Assim, do estudo de documentos, surgiu o HEMA Historical European Martial Arts, um movimento que vem ganhando adeptos de todo o mundo para recuperar as Artes Marciais Históricas Européias.

Além do HEMA, outra modalidade que visa recriar o período medieval e renascentista é o HMB Historical Medieval Battle, onde os lutadores usam armaduras, armas e estratégias, tendo inclusive torneios em solo brasileiro.

No Brasil você já encontra diversas Sala d´Armas – os locais de treino – onde você pode aprender e praticar diversos estilos de lutas e armas, como Rapieira, espada longa ou sabres.

Então, quando ouvires falar de Artes Marciais, considere também aprender as lutas do velho continente. Você pode começar a ver seus filmes de época com outros olhos…


Gerencie seus alunos de HEMA com o DojoWeb.  Crie sua conta e experimente grátis!